Blog

Conheça Campos do Jordão em São Paulo

17 FEV

Previsão do tempo para Campos do Jordão

Data: 17/02/2019

A estrutura geográfica de um lugar influencia diretamente no tipo de clima que este apresenta. Altitude, mata nativa, alcance do vento... Tudo colabora para que tenhamos uma ideia geral de como o ambiente se comporta. Continue a leitura e entenda como é feita a previsão do tempo para Campos do Jordão.

Tipo de clima

Apesar da altitude que apresenta, Campos do Jordão demonstra um clima bem favorável. Com 1.628 metros acima do mar, ganhando o título de o mais alto município brasileiro, a cidade mostra um clima ameno em comparação com às outras. A marca registrada do município é o agradável verão, longo, com precipitação e céu parcialmente carregado. O inverno geralmente é curto, contudo é fresco e também encoberto.

O lugar é marcado pela secura e pureza do ar. Devido à altitude, nota-se uma leve rarefação atmosférica, o que faz com que os residentes respirem mais vigorosamente. A constante irradiação solar, ainda que também no inverno, e a moderada temperatura no período mais quente favorecem a circulação e formação de novas células sanguíneas.

Tudo isso vivifica e tonifica o corpo, deixando até os rostos dos visitantes mais rosados. Devido às suas características peculiares, as alterações do clima de verão brando e estações chuvosas se mostraram agressivas à agricultura. Entretanto, esse clima frio e seco se mostra excelente para o tratamento de doenças pulmonares.

Meses mais frios e quentes

A previsão do tempo para Campos do Jordão mapeou o período de variação climática do lugar. Segundo ela, entre 21/22 de novembro até 23 de março, a região é coberta por uma temperatura média acima de 23°. Embora o dia mais quente do ano seja por volta de 14 de fevereiro, segundo os guias e dados sobre o turismo local, a melhor época para realizar atividades de clima quente é entre março e maio.

A temperatura mais fria acontece por volta de 15 de maio e segue até 6 de agosto. Facilmente, os termômetros não ultrapassam a marca dos 19°. No final de julho, mais especificamente próximo ao dia 20, registra-se a menor marca do ano, cerca de 5°.

Historicamente, a previsão do tempo para Campos do Jordão bateu recordes em seus registros. Há registros que datam de 1926, onde a mínima alcançou -8,7° e durante a década de 60, os termômetros chegaram a marcar 30,5°. Para o clima habitual da região, é bastante quente.

Umidade

Campos do Jordão possui uma variação específica quanto à umidade. Durante cinco meses, entre 16 de novembro e 15 de abril, a região mostra um clima abafado e opressivo. Isso significa um ar bastante seco. Dados indicam que o dia mais abafado se concentra no fim de janeiro, durante 17% do tempo.

Já o período menos abafado se encontra no fim de julho, quando os fatores para essas condições são praticamente nulos. Na previsão do tempo para Campos do Jordão, usa-se o conforto de umidade no ponto de orvalho. Pontos mais baixos de orvalho indicam uma sensação de mais secura no ar. Já os pontos altos, por sua vez, indicam maior umidade.

Nuvens

O acúmulo de nuvens sobre a região sofre alterações sazonais ao longo do ano. Isto é, o surgimento de grandes massas de nuvens e o desaparecimento das mesmas é periódico e renovável. De acordo com a previsão do tempo para Campos do Jordão, a época onde há menos cobertura de nuvens acontece entre o começo de abril até a primeira quinzena de outubro.

A época mais coberta começa na segunda semana de outubro e se estende até o fim de março. É nessa época que a cidade fica coberta por uma nebulosidade constante.

Características gerais

Campos do Jordão possui uma climatologia acentuada, além de bastante específica. Sua região elevada é palco de um ambiente único em relação a todo o território brasileiro. Confira alguns aspectos marcantes dados pela previsão do tempo para Campos do Jordão:

Clima

É classificado como oceânico ou subtropical. Isso indica que o verão é quente, marcando uma média de 23°, mas também é curto. As temperaturas mais baixas atingem menos de 19%.

Umidade

Diferente da maioria das regiões brasileiras, seu índice de umidade chega até 70% do ano. Embora afete a produção agrícola do lugar, comprovou-se que isso é benéfico à saúde humana.

Chuva

Os índices de chuva da região chegam até 700 mm por ano. A maior parte desse número se concentra no mês de janeiro, onde os registros marcam uma média de 220 mm em 31 dias contínuos.

Ventos

Esse fator depende da disposição geográfica do lugar. Com base nos estudos da previsão do tempo para Campos do Jordão, o revelo da região propicia uma velocidade média dos ventos de até 8,0 quilômetros por hora a depender da época do ano.

Temperatura da água

Campos do Jordão está localizada perto de um grande aquífero. A água passa por alterações extremas em sua temperatura ao longo do ano. Durante quatro meses, aproximadamente, a água atinge uma média abaixo de 22%. Durante os meses de janeiro a abril, especificamente em fevereiro, ela chega a tingir 27%.

Onde procurar mais informações

Para mais informações sobre a previsão do tempo para campos do Jordão, você pode utilizar os seguintes links:

Clima tempo

O Clima Tempo é um site gratuito que oferece dados meteorológicos atualizados diariamente. O visitante pode acessá-lo de maneira atualizada pelo site da Clima Tempo e refinar a busca para a região de Campos do Jordão, para o dia de hoje e para a semana. Se isso não for o bastante, você pode acessar os gráficos dos dias anteriores e dos futuros, além de acessar os vídeos registrados no endereço.

INMET

Criado pelo Ministério da Agricultura, o órgão tem como função informar a situação meteorológica ao povo brasileiro. O monitoramento é feito de forma constante, garantindo uma informação atualizada e precisa. Através do site do Inmet, pode obter informações diárias sobre a atividade local.

Campos do Jordão carrega uma estrutura única em sua paisagem e isso também se reflete no clima. Considerada a “Suíça brasileira”, a região se mostra um anexo ao clima do restante do Brasil. O clima abaixo das temperaturas ao redor, junto com o ar mais úmido em determinadas épocas, atrai turistas de todas as regiões do Brasil.

Embora o clima do lugar seja quase que previsível, acompanhar a previsão é necessário. Qualquer alteração na paisagem climática pode afetar os planos de um eventual passeio na região.

Agora com informações suficientes sobre a previsão do tempo para Campos do Jordão, hora de conhecer mais a região. Programe um passeio pela floresta, um mergulho ou até mesmo uma subida ao teleférico para apreciar a vista de cima. Campos do Jordão carrega uma beleza única e deve ser apreciada por todos os olhos.