Blog

Conheça Campos do Jordão em São Paulo

23 MAR

Guia de Campos do Jordão: conheça a cidade

Data: 23/03/2019

Campos do Jordão é a cidade brasileira que mais carrega um toque de irrealidade devido às diferenças com o restante do país. O lugar tem uma cultura própria em muitos aspectos. Nesse contexto, seu destaque é também conhecido como sua marca registrada. Neste pequeno guia de Campos do Jordão, você vai conhecer alguns aspectos da cidade e saber como aproveitá-la.


Características

A princípio, o que mais chama a atenção em Campos do Jordão é a sua elevada altitude; 1.600 metros. Por essa razão é que recebe título de mais elevada cidade brasileira. Os quase 290 km quadrados se concentram na Serra da Mantiqueira, no coração verde de São Paulo. Os turistas afirmam que a visão dada pelo lugar é inesquecível e é o que os motiva a retornar.

Outro ponto que nos chama a atenção é a sua tendência a chuvas locais. A cidade carrega médias históricas para cada mês do ano, sendo os maiores picos registrados nos primeiros meses. Facilmente ultrapassa 140 mm, o que pode dificultar a realização de passeios externos pela cidade.

No entanto, o frio constante casa perfeitamente com a arquitetura que remete às origens europeias do lugar. O lugar recebe prioridade em investimentos ao turismo, visto que atrai pessoas de todas as partes do mundo que querem conhecer o lugar. Nesse contexto, a estratégia tem dado muito certo ao longo dos anos e o lugar é parada obrigatória para muitos turistas.


Temperatura

Campos do Jordão ganhou o título de “Suíça brasileira” devido a alguns aspectos bem peculiares, a começar pela temperatura. De outubro a março, a ocorrência de chuva chegar a ser diária, alcançando níveis bem grandes. Se pretende viajar nesta época, talvez seja melhor reconsiderar o passeio. Isso porque o frio é interessante, mas chuvas fortes realmente podem estragar suas saídas.

Em geral, é bastante raro as temperaturas ultrapassarem 25°. Janeiro e fevereiro detêm os registros mais elevados quando o assunto é o tempo quente. Entretanto, entre abril e setembro, a máxima não passa dos 21°. Julho é o mês em que há o registro mais baixo de todo o ano, chegando a marca histórica de 7,3°.

Durante esse período, devido às construções locais e comuns àquela região, fica evidente o título que recebera carinhosamente dos visitantes. De fato parece ser a Suíça brasileira.


Alta temporada

Campos do Jordão é uma cidade majoritariamente fria durante o ano todo, devido à altitude. Ainda assim, o período de mais alta temporada se concentra em julho. Com o fim do período escolar e início do inverno, a cidade vila um polo de turismo notável. Muitas pessoas buscam o lugar para fugir do tradicional calor dos trópicos no restante do país.

Assim sendo, neste período há uma concentração maior de eventos, tudo para atender a alta demanda dos visitantes. Um exemplo é o Festival Internacional de Inverno, que chegará na sua 50ª edição. Além dele, também há a Festa da Cerejeira, homenagem à flora natural do lugar e costumes japoneses, e a visita à Casa da Xilogravura. As duas atrações podem ser visitadas a partir de um preço bem simbólico.

Devido à grande procura, mantenha-se atento ao considerar os custos da viagem. Um aumento considerável acontece porque alguns eventos e atrações só ocorrem nesta época do ano. Assim, naturalmente, os custos com alimentação e hospedagem divergem do restante do ano. Entretanto, no fim deste guia de Campos do Jordão darei uma dica valiosa de onde descansar.


Passeios

Se você não sabe por onde começar, abaixo listo algumas dicas de passeio para aproveitar melhor a cidade. Este guia de Campos do Jordão serve para você ter uma noção do que o aguarda e o que pode ser muito proveitoso a você. Assim, veja alguns dos passeios mais requisitados pelos turistas:

Parque Tarundu

O lugar se mostra um passeio completo a qualquer tipo de pessoa. Isso porque as atividades variam bastante, garantindo que os mais aventureiros ou reservados aproveitem o lugar da melhor forma. Lá você tem acesso a passeios de minibuggy, aulas de equitação, escalada, tirolesa, tiro esportivo, cama elástica, além de aproveitar a culinária local no restaurante.

Bondinho

Se desconectar um pouco da rotina pode ser possível, além de muito agradável com o passeio de bondinho pela estrada de ferro. A sensação é de que o agora está se desfazendo e você está voltando para o passado. Assim, o charme do passeio é conhecer de bonde cidades vizinhas, como Capivari, Santo Antônio do Pinhal, Abernéssia e Jaguaribe, por exemplo.

Via Capivari

Embora seja um dos bairros mais movimentados da cidade, Vila Capivari carrega um gosto bucólico na sua arquitetura. Seguindo o estilo colonial que consagrou a cidade, lá o turista tem acesso a chocolaterias, restaurantes e bares.

Ademais, a Cervejaria Baden Baden proporciona aos visitantes um tour com degustação por um preço acessível. Além de verificar o processão de fabricação da bebida, os visitantes também podem bebê-la moderadamente e ganhar um brinde no final do tour.

Teleférico

Alguns turistas consideram um pecado ir a Campos do Jordão e não utilizar o teleférico da cidade. Graças a ele, você pode ter um acesso privilegiado a uma excelente vista superior da cidade. Não sendo isso o bastante, acima dele, há o Morro do elefante. Ele é perfeito para apreciar o pôr do sol, bem como registrá-lo em fotos.


Em qual pousada ficar em Campos do Jordão?

Através desse guia de Campos do Jordão, você conheceu melhor a cidade, bem como a sua natureza, que tanto atrai o público. Contudo, talvez esteja se perguntando onde ficar hospedado em meio a tantos pontos turísticos. Aqui vai mais outra dica: a Pousada Cheverny.

Com uma estrutura que lembra contos de fadas, a Pousada Cheverny se encarrega de proporcionar conforto aos visitantes distantes. O lugar fica próximo do centro turístico da Vila Capivari e conta com suítes personalizadas, prontas a atender as necessidades dos hóspedes. Veja outras vantagens e serviços que o lugar dispõe de:

Café da manhã

A Cheverny proporciona aos clientes um café da manhã de fabricação local. Nesse contexto, todos os componentes são oriundos da própria cidade. Desta forma, você aprecia melhor a gastronomia ainda que fora de outros bons restaurantes presentes na cidade.

Elevador

Visando o melhor acesso para pessoas com limitações físicas, o lugar construiu um elevador que atende todas as áreas onde os hóspedes têm acesso.

Salão de jogos

Aos que gostam de se divertir em grupo,é possível entrar no salão de jogos e desafiar outras pessoas, pondo à prova a sagacidade em atividades mais complexas. Não o bastante, ainda têm acesso à DVDTeca.

Campos do Jordão merece ser visitada e revisitada sempre que possível. O lugar imerge seus visitantes em um ambiente único, contudo bastante acolhedor. Desta forma, proporciona uma viagem única a uma cultura local e democrática, acessível a qualquer pessoa. É aquela viagem para guardar na memória e coração.

Neste caminho, o melhor lugar para descansar é a Pousada Cheverny. Com um preço bastante atrativo e acomodações que lembram cenários de filmes, você pode repousar enquanto ainda aproveita o melhor da cidade dentro da pousada. A viagem e atrações nunca terminam.

Em posse desse guia de Campos do Jordão, espero que a sua viagem faça parte de planos mais concretos. Vale a pena conhecer a região que se difere das demais não só pela sua estrutura, mas pela cultura local.