Blog

Conheça Campos do Jordão em São Paulo

21 MAI

Festival De Inverno Em Campos Do Jordão

Data: 21/05/2020

Autor: Pousada Cheverny

Como Nasceu O Festival De Inverno?

Inspirado pelo festival de Tanglewood, os maestros Eleazer de Carvalho, Camargo Guarnieri e Souza Lima criaram em 1970 o Festival de Inverno de Campos do Jordão. A história do festival de inverno está interligada com a do palácio boa vista, pois o palácio bom vista era a residência oficial do governador do Estado de São Paulo. O governador André Sodré, abriu o as portas do palácio para visitação pública e para tornar a data memorável, foi instituído o Festival de Inverno em Campos do JordãoOs primeiros concertos aconteceram no salão nobre do Palácio Boa Vista.

Em 1973, o maestro Eleazar de Carvalho iniciou o projeto de bolsas de estudos para jovens engajados no campo da música. Iniciando o projeto de oficinas musicais direcionadas aos jovens e estudantes da região. Esse projeto que está em vigor, possibilita aos apaixonados pela música o aprofundamento nos estudos, em tempo real, com profissionais renomados no mercado.

 

Cresce A Busca Pelo Festival De Inverno Em Campos Do Jordão

Tendo em vista a busca incessante dos jovens em estudar com os renomados maestros. Nasceu a necessidade em ter um espaço maior para atender a demanda de alunos. Em 1975 iniciou – se a busca pelo local ideal para atender os alunos e sediar o Festival de Inverno.

Após três anos foi inaugurado o auditório de Campos do Jordão, que em 1989 recebeu o nome de Cláudio Santoro. Dado o investimento e a proporção que o festival se propagou, recebendo notoriedade da mídia, que ocasionou assim a participação de grandes músicos como Cláudio Santoro, Hans Joachin Koellreutter e Almeida Prado nos Festivais de Inverno. Além disso, os maestros prestigiaram o projeto dando aulas para os bolsistas. A popularidade do Festival promoveu um curso de jazz conduzido pelo pianista e maestro Nelson Ayres em 1979.

Campos do Jordão começou a receber estudantes de todo Brasil e de vários países do mundo, com um único objetivo em comum: Participar do festival de inverno e ter a oportunidade de mostrar o seu trabalho.

  

Festival De Inverno Em Campos Do Jordão É Um Evento Imperdível

Em 1995 o festival de inverno foi reavaliado e recebeu novo investimento e planejamento, tornou – se uma das principais atrações de Campos do JordãoCom investimento distribuído na qualidade, programação e infra- estrutura promoveu a ampliação do projeto. O auditório Cláudio Santoro foi reformado e hoje atende uma demanda de 400 bolsistas.

No ano passado o Festival de Inverno de Campos do Jordão completou 50 anos e movimentou em média R$ 7,5 milhões que foram bancados pela iniciativa privada. A Orquestra Sinfônica do Festival contou com 200 bolsistas na formação, com três programas.

Entre os grupos convidados, estavam a filarmônica de Goias, a Sinfônica Municipal de São Paulo, a Sinfônica de Campinas e O Quarteto Carlos Gomes, entre outros. O festival homenageou os músicos que fizeram parte da história do evento, os quais mencionamos no início desse artigo.


Espero que essa leitura tenha sido prazerosa e que você desfrute do próximo festival de inferno e aproveite a linda melodia e sensações que Campos do Jordão proporciona. Convido você a visitar nosso site, conheça a Pousada Cheverny. Saiba mais acessando nosso blog, preparamos conteúdos que vão te auxiliar na escolha no seu roteiro, local de hospedagem e tudo mais.