Blog

Conheça Campos do Jordão em São Paulo

13 FEV

Casa da Xilogravura em Campos do Jordão

Data: 13/02/2020

Autor: Pousada Cheverny

Campos do Jordão Abriga o maior acervo de Gravuras

Um passeio repleto de história e cultura, na casa da Xilogravura, você vai aprender e vivenciar conhecimentos incríveis.

Poucos turistas sabem que a cidade de Campos do Jordão abriga o maior acervo de gravuras em madeira do país.

A casa da Xilogravura foi fundada pelo professor de comunicação Antônio Costella em 1987.  Dentre os trabalhos em exposição da casa, existem alguns trabalhos de artistas como Maria Bonomi, Lasar Segall e Tarsila do Amaral.

O museu foi instalado no prédio que foi construído em 1928, o local já foi sede do Mosteiro de São João e hoje sedia a Editora Mantiqueira.

O museu preserva xilogravuras que são gravuras feitas por meio da impressão sobre o papel de uma matriz entalhada em madeira.

O acervo contido no museu conta com milhares de obras de mais de 1.000 gravadores, é exposta permanentemente ao público.

Atualmente a exposição recebe cerca de mil pessoas ao mês.  


Acervo da Casa da Xilogravura em Campos do Jordão

Dentre as obras expostas no museu, destacam – se os trabalhos de artistas que se dedicam ou se dedicaram primordialmente à gravura, como Lívio Abramo e Oswaldo Goeldi. Existem também obras de grandes artistas plásticos que também fizeram gravuras.

A obra preferida de Costella é a gravura de um artista Chinês pouco conhecido. Com data de criação de 1981, ela mostra uma paisagem bucólica típica de montanhas do sul da China.

A casa da Xilografia promove além das exposições, palestras, encontros, cursos e outros eventos culturais. Também oferece atelier xilográfico, oficina tipográfica e biblioteca especializada.


Campos do Jordão um lugar repleto de História

A casa da Xilogravura é repleta de história, pois ali nasceu Campos do Jordão em 1874 e, na praça, foi construída a primeira capela, onde se vê hoje a igreja de N. Sra. Da Saúde.

Além da xilogravura, outras artes marcam presença nessa praça. As esculturas da artista Felícia Leirner, construída em Campos do Jordão, em 1974. Na igreja de N. Sra. Da Saúde, há um mural pintado por Expedito Camargo Freire.

Campos do Jordão sempre atraiu artistas e escritores, hoje por ter se tornado um ponto turístico atende um público diversificado, com essa alta demanda atualmente abriga hotéis de luxo. Esse turismo estimulou o a ocorrência das manifestações culturais importantes, como o festival de inverno, que conta com apresentação de música erudita, a exposição permanente de arte do palácio do Governo do Estado e o Museu Casa da Xilogravura.

Espero que as dicas aqui mencionadas te auxiliem e que você visite essa cidade incrível e aproveite cada cantinho dela.

Campos do Jordão é uma cidade encantadora e para tornar sua estadia aqui muito melhor, te convido a conhecer a Pousada Cheverny que é referência em atendimento e cordialidade. Será um enorme prazer te receber, acesse nosso site e conheça nossas promoções.