Blog

Conheça Campos do Jordão em São Paulo

7 MAI

Campos Do Jordão E Seu Poder De Cura

Data: 07/05/2020

Autor: Pousada Cheverny

Campos Do Jordão Como Centro De Tratamento 

Para falarmos sobre Campos do Jordão, precisamos voltar um pouco ao passado. A cidade de Campos do Jordão nasceu do sentimento de solidariedade humana. As pessoas que habitam a cidade, permaneciam nela porque amavam estar ali. Poucos sabem, mas Campos do Jordão era estação de cura para pacientes com tuberculose. As pessoas tinham pavor da tuberculose, por ser uma doença terminal e incurável. No início do ano de 1910 as pessoas morriam de tuberculose, pois naquele período não existia medicamento. O único método de tratamento sugerido aos pacientes era uma boa alimentação e repouso regrado, com horários para levantar-se, para almoçar e dormir. As caminhas pela manhã durante a geada, era benéfica para os pacientes e contribuía positivamente para a cura da doença.

Os doentes que migravam para a cidade na tentativa da cura e morriam, tinham que ser transportados de Campos do Jordão para Pindamonhangaba para pegar os trens da central do Brasil, para serem transportados até a sua cidade de origem por meio dos carregadores de corpos. Que normalmente eram quatro homens fortes, que colocavam o corpo do morto em uma rede e caminham pela serra, fazendo revezamento entre si, para carregar o corpo por meio de bastão acoplado a rede. 


O Doutor
Emílio Ribas e Doutor Victor Godinho tiveram a feliz ideia de construir a estrada de ferro de Campos do Jordão. Partindo de Pindamonhangaba até Campos do Jordão, um percurso de 46km que foi construído em dois anos.

 

Vidas Na Montanha Magnífica

Com estrada de ferro construída, os doentes pulmonares e tuberculosos passaram a subir a serra afim de realizar o tratamento em Campos do Jordão. A grande maioria dos doentes tratados com climoterapia se recuperaram da doença. Tendo em vista esse contexto histórico, é possível dizer que a cidade nasceu da solidariedade humana. Se não fosse a fase da tuberculose em Campos do Jordão provavelmente a cidade teria um outro destino, outro fundamento. Muitas pessoas que vieram a Campos do Jordão com o objetivo do tratamento, após a cura, permaneceram na cidade, se dedicaram a cidade, trabalharam e lutaram por Campos do Jordão. Tornando – se os grandes responsáveis pela história e cultura da cidade.

Campos do Jordão teve o maior e melhores sanatórios do Brasil, recebendo então destaca internacional por tal estrutura e tratamento.

Acredito que você finaliza essa leitura querendo conhecer essa cidade incrível e para te ajudar nesse processo, te convido a visitar nosso blog lá preparamos conteúdos com dicas de roteiros, restaurantes e hospedagem. Aproveite! E claro, conheça a nossa Pousada Cheverny, sugerimos que visite nosso site e veja nossas acomodações e serviços oferecidos. Faça sua reserva e garanta suas férias após a quarentena!