“Passadinhas” Sagradas em Campos do Jordão

passadinhas

CONHEÇA OS MELHORES DESTINOS PARA TURISMO RELIGIOSO EM CAMPOS!

Que a culinária e a beleza arquitetônica de Campos são os pontos fortes da cidade todos sabem. Porém, existem outras atrações encantadoras que também são dignas de apreciação. As igrejas de São Benedito, Santa Teresinha, Nossa Senhora da Saúde e o mosteiro de São João das irmãs beneditinas, por exemplo, são opções indispensáveis para os apaixonados por turismo religioso.

MATRIZ DE SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS

teresinha

Houve um tempo em que a tuberculose se espalhou pelo país, afetando e assustando inúmeros brasileiros. Nessa época, o clima de Campos se tornou um forte atrativo para os pacientes que sofriam com esse mal.

O Dr. José Carlos de Macedo Soares percebeu então a necessidade de ter um sacerdote na cidade durante esse período. E foi ele quem incentivou o bispo de Taubaté a construir a matriz paroquial de Santa Teresinha do menino Jesus em Campos do Jordão.

E Santa Teresinha, que morreu jovem por consequência da tuberculose, foi escolhida ainda como padroeira da cidade que travava uma batalha contra essa doença.

A paróquia está localizada no bairro Abernéssia e é onde ocorrem, atualmente, os eventos religiosos do local. Confira alguns deles: http://www.psteresinhacj.com.br/calendario-paroquial-lista/

 

IGREJA DE SÃO BENEDITO

sao-benedito

Foi também o embaixador José Carlos de Macedo Soares que nomeou a igreja de São Benedito, construída por Américo Salfati e Mário Buchighani. Macedo Soares foi, de fato, um personagem importantíssimo na história de Campos do Jordão. Não é à toa que uma das principais avenidas da cidade leva o seu nome. Quando esse surto de tuberculose afetou o país, foi ele que doou grande parte das terras destinadas à construção dos sanatórios que acolhiam essas pessoas.

Atualmente, preservando sua carga histórica e sua arquitetura original, a paróquia de São Benedito é uma peça essencial, que ajuda a compor o cenário deslumbrante da Vila Capivari.

(https://www.tripadvisor.co.uk/LocationPhotoDirectLink-g303607-d7238273-i225179834-Igreja_de_Sao_Benedito-Campos_Do_Jordao_State_of_Sao_Paulo.html)

 

IGREJA NOSSA SRA. DA SAÚDE

saude

https://www.tripadvisor.com.br/LocationPhotoDirectLink-g303607-d7235591-i116037890-Igreja_Nossa_Senhora_da_Saude-Campos_Do_Jordao_State_of_Sao_Paulo.html

saude2

http://allianceviagens.blogspot.com.br/2013/03/fotos-aparecida-do-nortefevereiro2013.html

Localizada no alto da Vila Jaguaribe, a paróquia de Nossa Senhora da Saúde foi construída sobre a primeira capela de Campos do Jordão. O nome escolhido também foi inspirado pelo momento em que a cidade se tornou um espaço de cura da tuberculose. Na época, viu-se necessária a devoção à Nossa Senhora da Saúde, já que a santa foi considerada intercessora pelo tratamento dos doentes e pelo fim do surto de peste em Portugal.

A paróquia é composta por uma arquitetura moderna e o espaço reúne algumas obras artísticas. São elas: a pintura de Camargo Freire no fundo do altar, o poema de Ranulpho Mendes gravado em uma pedra na entrada da igreja e uma escultura de Felícia Leirner exposta na praça que dá acesso à mesma.

 

MOSTEIRO DE SÃO JOÃO DAS IRMÃS BENEDITINAS

beneditinas

Se estiver em busca de paz, no mosteiro São João das irmãs Beneditinas esse encontro é garantido! É um espaço de oração e reflexão que não poderia ter um cenário melhor. A natureza exuberante, com árvores, flores e lagos, somada à mansidão e simpatia das irmãs, compõe um ambiente que exala tranquilidade. A serenidade é contagiante!

O local é mantido através do trabalho artesanal das monjas. Pirogravuras, colagens e caixas decoradas são alguns dos itens comercializados. Há também produtos alimentícios como bolos, biscoitos, licores, geleias e pães de mel. Mas a maior atração do mosteiro é o emocionante momento de oração em forma de canto gregoriano, que as irmãs entoam diariamente. Saiba mais: http://mosteirosaojoao.org.br/index.php

Vem vivenciar essa energia! E desfrute ainda mais do passeio, se hospedando na Pousada Cheverny. Curta e valorize o que te faz bem. Nada é mais sagrado do que a nossa paz de espírito!

Fonte:

http://www.mosteirosaojoao.org.br/
http://www.psteresinhacj.com.br/