Conheça o Plátano de Campos do Jordão

platano

Você conhece o plátano? De nome talvez não, mas de vista com certeza. Ele é a árvore mais característica do outono. Uma espécie típica de climas subtropicais e temperados, ou seja, aguenta muito bem o frio e é perfeita para regiões serranas. Por isso se adapta tão bem e floresce em tamanha abundância na cidade de Campos do Jordão.

A espécie desembarcou em terras jordanenses há 70 anos e hoje disputa o título de símbolo do município com as araucárias e os pinheiros. As suas folhas são aquelas que todo mundo quer levar pra casa como lembrança, pois possuem um formato peculiar: cinco extremidades pontudas, parecida com aquela estampada na bandeira do Canadá.

Quando o sol reflete em suas folhas, os plátanos adquirem uma cor incrível. Na primavera essas árvores são de um intenso verde e, nas estações queridinhas dos turistas, outono e inverno, as folhas caem formando um cobertor amarelado sobre o chão, com nuances marrons e vermelhas.

Tal cenário pitoresco, somado ao clima e à belíssima arquitetura da cidade, simulam encantadoramente um passeio pelas ruas da europa. Dizem ainda que a madeira desta árvore tem uma excelente sonoridade e que é dela que possivelmente foi feito o famoso violino Stradivarius.

Quer mais um motivo para conhecer tal paisagem pessoalmente? De acordo com os habitantes nativos de Campos do Jordão, acredita-se que se uma folha de plátano cai sobre sua cabeça, você se tornará uma pessoa rica. Mas na verdade, mesmo que a lenda falhe e a fortuna não chegue, certamente você se sentirá contemplado ao apreciar de pertinho esse impagável espetáculo da natureza.

Fonte:
http://nossaterrafp.blogspot.com.br/2014/12/a-arvore-platanos.html
https://www.temporadalivre.com/blog/10-motivos-para-conhecer-campos-do-jordao-no-outono/