O copo ideal para cada tipo de cerveja

copos-cerveja

Se aquela imagem clássica de uma cerveja transbordando espuma pela borda da caneca já fez sua boca salivar, você provavelmente tem uma pequena noção do poder da apreciação visual no processo de degustação. Quanto mais sentidos estiverem envolvidos em determinado momento, mais prazeroso ele será. Por isso, a maneira como a cerveja é apresentada influencia diretamente na intensidade com a qual você irá saboreá-la.

Caso seja um apreciador nato desta paixão nacional e imagine que ela é tão boa que se melhorar estraga, acredite, você está enganado. Existem diversos tipos de cerveja e para cada uma delas há um tipo de copo ideal, capaz de tornar sua experiência ainda mais saborosa. Veja como acertar nestas combinações:

Copo Larger: muito utilizado para servir chope, porque o seu formato curvilíneo e alongado favorece a formação da espuma. É ideal para cervejas do tipo pilsen e american larger.

Copo Pilsner: assemelha-se a um cone e, diferente do Larger, apesar de ser alongado, não possui as curvas em sua estrutura. Ele possui a boca larga para que o aroma do lúpulo chegue até o nariz e é utilizado para beber a cerveja mais comum do mercado: a do tipo pilsen.

Copo Tulipa: aos olhos de quem não entende muito sobre isso, pode até parecer uma taça. É largo, possui o corpo arredondado e é perfeito para cervejas que formam muita espuma, como as Strong Ale belgas.

Caneca: bem robusta, é composta por vidro estruturado, grosso e possui uma alça firme para sustentar o peso. Muito utilizada por aqueles que costumam frequentar rodízios de chope e brindar com bastante entusiasmo.

Copo Americano: se você possui um desses em casa, então está apto a tomar uma boa cervejinha Pilsen. E aposto que você passou a vida inteira tomando café com leite nesse copo, sem saber que aquela faixa horizontal e transparente localizada na borda sinaliza o espaço onde a espuma da cerveja deve ficar.

Copo Weizen: possui uma estrutura alongada, capaz de acomodar um conteúdo de 500ml e está direcionado às cervejas feitas de trigo. Tudo isso para garantir que a fermentação também seja despejada e se deposite no fundo do copo. Combina com cervejas do tipo Weizenbier.

E aí, este post te deu sede? Então corre lá para estrear estas dicas, depois nos conte como foi. Só não vai testar tudo de uma vez para depois nem se lembrar da experiência hein! Beba com moderação.

Fonte:
https://super.abril.com.br/sociedade/o-copo-ideal-para-cada-tipo-de-cerveja/
http://www.condadodacerveja.com.br/copo-de-cerveja-um-para-cada-estilo/